Sejam Bem - Vindos ^^

sábado, 2 de julho de 2011

El Chavo del Ocho


El Chavo del Ocho (no Brasil: Chaves), mais conhecido como El Chavo, é uma série de televisão humorística mexicana criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños, exibida originalmente entre 20 de junho de 1971 e janeiro de 1980. O enredo gira em torno das aventuras e atribulações de Chaves, um órfão humilde que mora dentro de um barril, e dos outros moradores de uma vila suburbana fictícia.
A série tem suas origens em 20 de junho de 1971, onde apareceu como um esquete doPrograma Chespirito, produzido pela Televisión Independiente de México e transmitido no canal 8 do México. Em 1972, o canal transforma-se na Televisa e El Chavo se tornou uma série semanal com duração de meia hora. O programa foi cancelado em 1980, mas ainda foram produzidos curtas para o programa Chespirito até 1992.
No seu auge de popularidade durante meados da década de 1970, El Chavo, tendo 350 milhões de telespectadores em todo o mundo, foi o show mais assistido da televisão mexicana. A frequente ocorrência de expressões idiomáticas mexicanas tornou El Chavomuito difícil de traduzir para outras línguas, exceto para o português, que é muito similar ao espanhol. A música-tema da série foi "The Elephant Never Forgets", versão lúdica da As Ruínas de Atenas, de Beethoven, composta em 1967 por Jean-Jacques Perrey e Gershon Kingsley, que são pioneiros no campo da música eletrônica. No Brasil, a música-tema é a canção "Aí vem o Chaves".
El Chavo alcançou grandes índices de popularidade em toda a América Hispânica, bem como na Espanha, Brasil, Estados Unidos, entre outros países. No Brasil, a série ainda é muito popular e tem desenvolvido um grande seguimento cult pela Geração Y. É exibida pelo SBT desde 1984, e começou a ser exibida pelo Cartoon Network desde novembro de 2010.
Em 2011, o programa completa 40 anos ininterruptos de exibição na televisão.

No Brasil

No Brasil, a história do seriado começa com o nascimento da TVS, atual Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora cujo proprietário é Sílvio Santos. Sem muitos recursos na época para preencher a grade de horários, Sílvio optou pela parceria com o canal mexicano Televisa. Importar atrações como telenovelas, séries e filmes da emissora era barato e trazia bons resultados. Foram trazidos muitas novelas da Televisa que foram dubladas pela Maga, em parceria com o SBT. Todas foram dubladas, e o seriado El Chavo del Ocho (mais tarde intitulado Chaves), até então desconhecido, veio junto, num lote de aproximadamente oitenta episódios, que foram dublados e apresentados a Sílvio Santos. A atração tinha reprovação dos homens de confiança de Sílvio. Contudo, ele contrariou sua equipe e exibiu o seriado como teste no programa do palhaço Bozo, em 1984, alternando com o seriado El Chapulín Colorado (Chapolin Colorado). A série se tornou um sucesso, tendo por vezes a maior audiência do SBT segundo o IBOPE, conseguindo vencer por várias vezes a Rede Globo. A partir de 1988 começou a ser exibido em horário nobre. Seu maior índice de audiência foi alcançado em 1990, atingindo 36 pontos.
A partir de 2006, as emissoras de televisão Ulbra TV e TV Litoral tembém começaram a exibir as séries, o que causou uma enorme polêmica entre os fãs. A primeira é que o contrato com a Televisa dava o direito a só uma emissora exibir o seriado, e o SBT estava transmitindo. Outra polêmica é a da dublagem, pois se ultilizou a dublagem dos DVDs do seriado lançado pela Amazonas Filmes, o que gera reprodução de material gravado sem devida autorização e créditos.
Em novembro de 2010 Chaves passou a ser exibido, também, no canal Cartoon Network, se tornando o primeiro canal de televisão por assinatura a exibir o seriado. A dublagem original (a mesma ultilizada pelo SBT) foi mantida, passando-se a exibir as aberturas e os créditos originais, bem como as esquetes que acompanhavam o programa. Também foram exibidos episódios até então inéditos, tais como, "Jogando bola","O Radinho de Quico" e "As apostas". Alguns dizem que o episódio "A Pichorra" não foi exibido no SBT, mas foi encontrado no Youtube este episódio com GC (gerador de caracteres) do SBT na tela. Então ainda existem dúvidas quanto aos tais episódios perdidos de Chaves.
Disputas judiciais
Chespirito estabeleceu batalhas legais com os antigos atores de Chaves para evitar que usem os personagens do programa sem o seu consentimento. Essa é uma das razões pelas quais Villagrán utiliza o nome "Kiko", já que Chespirito tem direitos autorais apenas por "Quico". Também já usou o nome de Frederico, em um seriado solo.
Em 2002, Bolaños tentou mover uma ação judicial contra a atriz María Antonieta de las Nieves, pedindo o cancelamento da licença que a atriz tinha para fazer uso da imagem da personagem Chiquinha. A atriz, após o fim do programa, ainda encarnava a personagem no circo e no teatro. Quando a atriz recebeu a ação das mãos do oficial de Justiça, tomou um susto tão grande que teve um princípio de infarto e foi internada às pressas.
Depois que teve alta, María Antonieta entrou com um recurso e ganhou a causa, e continua fazendo uso da imagem de sua personagem. No entanto, esse incidente acabou afetando sua relação com Bolaños, pois ela nunca o perdoou por isso, e nunca mais os dois se falaram. Isso explica a ausência da personagem Chiquinha (Chilindrina) na versão animada do seriado.
Na Série Animada, Chiquinha é substituida por Pópis ou Nhonho em vários episódios.

Elenco e personagens

  • Roberto Gómez Bolaños como Chaves
  • Carlos Villagrán como Quico/Frederico
  • María Antonieta de las Nieves como Chiquinha/Dona Neves
  • Ramón Valdés como Seu Madruga
  • Florinda Meza como Dona Florinda/Pópis
  • Edgar Vivar como Zenon Barriga y Pesado (Senhor Barriga)/Nhonho
  • Rubén Aguirre como Professor Girafales
  • Angelines Fernández como Dona Clotilde (Bruxa do 71)
  • Raúl "Chato" Padilla com Jaiminho
  • Rosita Bouchot, Ana Lilian de la Macorra, Verónica Fernández como Paty
  • Horacio Gómez Bolaños como Godinez
  • Olivia Leiva Regina Torné, Maribel Fernández como Glória
  • José Luis Amaro como Guarda
  • Abraham Stavans como Freguês do Restaurante
  • Ricardo de Pascual como Seu Furtado/Garçom do Restaurante/Carequinha que compra a vila
  • María Luisa Alcalá como Malicha
  • Marta Zabaleta como Elizabeth
  • Ángel Roldan como Cândida
  • Janet Arceo como Dona Edwiges
  • Germán Robles como Seu Madróga
  • Pablo Rodríguez como Higino
  • Roberta de La Rosa como Iara
Trilha sonora
Brasil

Em 1989 foi lançado um LP contendo alguns temas que tocam durante o seriado, no disco houve a participação de todo o elenco de dublagem da série e a produção musical foi de Mário Lúcio de Freitas que adaptou temas escritos originalmente por Roberto Gómez Bolaños. Apenas os temas Aí Vem o ChavesKiko, Chiquinha e Seu Madruga, foram criados especialmente para versão brasileira. O disco foi lançado pela Polygram, as gravações ocorreram no próprio estúdio de dublagem Maga.
  1. Aí vem o Chaves
  2. Tchuin tchuin tchun clain
  3. Quico
  4. Conto de fadas
  5. Chiquinha
  6. Chaves, o rei da palhaçada (versão adaptada de Que Bonita Sua Roupa)
  7. Barulhos da Cidade
  8. Seu Madruga
  9. Quero viver dançando
  10. Amigos palhaços


México

No México foram lançados dois CD's e três LP's com vários temas das séries El Chavo del OchoEl Chapulin Colorado e do programa Chespirito, todos de autoria de Bolaños. Muitos destes temas são desconhecidos no Brasil em função dos cortes realizados em alguns episódios onde essas músicas estão presentes, no ano 2000 a Universal Music mexicana lançou um CD intitulado Así Cantamos Y Vacilamos En La Vecindad del Chavo em comemoração aos 30 anos da série e reúne várias músicas de todos os álbuns anteriores.
  1. La vecindad del Chavo
  2. Los cursis
  3. Eso, eso, eso
  4. Fíjate, fíjate, fíjate (*)
  5. Síganme los buenos
  6. Churi churin fun flais
  7. Un rinconcito especial
  8. El burro de Matías
  9. Las brujas
  10. El Chapulín Colorado
  11. Mi papi es un papi muy padre
  12. Los payasos
  13. Ay papito ponte a trabajar
  14. La carcachita
  15. Peluchín
  16. La princesa palomita
  17. Gracias a Cri Cri
  18. Si yo tuviera una mamá (*)
  19. Un año más
  20. Buenas noches vecindad
Pessoal, eu pesquisei um pouco mais e acabei achando O Diário do Chaves é muito bom vale a pena ler.
Link: Easy Share
obs: o diário é em PDF.

Espero que tenham gostado,
Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário